segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Saude e bem estar

Acupunctura

Medicina milenar usada para restabelecer a saúde e reequilibrar o corpo.

Baseia-se na teoria de que o corpo é percorrido por energia, energia essa que flui ao longo de todo o corpo em canais chamados meridianos.

Ao longo desses meridianos existem pontos, chamados pontos de acupunctura, os quais são usados para activar ou sedar a energia que circula ao longo desse meridiano.

Cada meridiano tem inúmeros pontos os quais por sua vez têm uma ligação com outros meridianos o que mostra bem a complexidade de situações que se podem gerar.

Normalmente cada meridiano é associado a um órgão em particular mas como o corpo está todo interligado cada órgão acaba por influenciar outros órgãos e assim todo o corpo.

Se a ideia de energia a circular no corpo não é real para si saiba que hoje em dia isso já se encontra provado apesar de não se saber que tipo de energia é e das muitas vozes que afirmam que isso é mentira.

Para aquelas pessoas que só acreditam na medicina, saibam que hoje esta já provou sem quaisquer margens de dúvidas que a acupunctura cria e liberta endorfinas (substancias neurotransmissoras capazes de alterar quer o funcionamento nervoso quer a produção de hormonas) o que como se sabe afecta todo o corpo.

Hoje já são muitos os médicos que a usam ou que a recomendam em complementaridade com a medicina clássica, apesar de outros ainda não a terem aceitado completamente.

A acupunctura tradicional usa agulhas finíssimas que são introduzidas em determinados pontos para assim fazer o tratamento; no entanto hoje em dia já se usa a electroacupunctura (aparelho eléctrico usado para substituir as agulhas), raio laser, etc.

A acupunctura quando aplicada por técnicos competentes costuma dar muito bons resultados mas tudo depende do caso ou situação que existe.

SHIATSU

Técnica milenar oriental que consiste em ir pressionando os vários meridianos ao longo do seu percurso sobretudo certos e determinados pontos chamados tsubos para assim reequilibrar a energia que circula no corpo e nos órgãos.

Tem por detrás a mesma filosofia da acupunctura só que o trabalho em vez de ser feito com agulhas é feito com os dedos ou com as mãos.

A ideia é actuar de forma semelhante à acupunctura libertando ou sedando a energia que circula ao longo dos meridianos o que se traduz em mais e melhor saúde.

No Ocidente o shiatsu é usado sobretudo como reequilibrador de energia e usado para relaxamento e melhoria geral de todo o corpo.

No oriente para além desta vertente extremamente importante, é também usado como técnica para curar todo o género de doenças.

No Ocidente está a começar a ser também cada vez mais usado nesta vertente.

Este é um método que trabalha do interior para o exterior ou seja actua na parte mais interna do corpo trazendo benefícios a todo ele.

É ideal para todas as pessoas que têm medo das agulhas ou mesmo para quem se quer sentir bem, com mais saúde e mais bem estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário