segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tui-Na

A Massagem Tui-Na teve a sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Acupunctura, a Fitoterapia, a Dietética e o Chikung.
Tui significa empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar. Na significa pegar, segurar, puxar, amassar e massajar. Este termo é representado por dois caracteres sobrepostos: o de baixo significa "mão" e o de cima significa "união", "harmonia". Tui-Na significa, assim, "a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento."
Foi na Dinastia Ming (Séc. XIV) que se deu a sua revalorização e nunca mais deixou de ser aperfeiçoada e utilizada nos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A Massagem Tui-Na é utilizada na prática clínica há 2.000 anos com elevado grau de sucesso.
A Massagem Tui-Na é composta por várias técnicas, onde cada uma tem uma aplicação específica, Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massajar.
A Massagem Tui-Na está muito longe de se limitar à aplicação de pressão (com os dedos, mãos, cotovelos, etc.). É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam a pontos e meridianos de acupunctura, grupos musculares e estruturas anatómicas em geral, utilizando o contacto corporal próprio da massagem.
A Massagem Tui-Na é indicada para qualquer pessoa, desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem.
- Reequilíbrio energético e sanguíneo;- Maior rapidez na resolução de patologias do foro osteo-tendino-muscular; - Melhoria de funcionamento dos órgãos internos;- Tratamento de rupturas musculares recentes;- Relaxamento.
A Massagem Tui-Na pode ser utilizada em qualquer altura, sendo geralmente utilizada nas vertentes desportiva, estética e pediátrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário